terça-feira, 1 de março de 2011

Telemetria e transmissão de dados


Telemetria é uma moderna técnica utilizada em diversas áreas nomeadamente na medicina. Baseia-se na ideia de transmitir e receber dados através de tecnologias de comunicação sem fios, ou seja, um equipamento que gera dados num determinado local poderá enviar as suas informações para outro equipamento utilizando técnicas de comunicações sem fios. Mais concretamente, e orientado para o nosso estudo, consiste nas técnicas para aceder a um implante, estabelecendo uma ligação de dados entre dois dispositivos, um deles implantado e outro um computador (PC) de um processo externo/remoto.
Os objectivos da telemetria é receber dados provindos de equipamentos implantados, para monitorar, medir e controlar sinais biomédicos, melhorando desta forma a vida diária dos pacientes e facilita os diagnósticos dos médicos pois com ela são capazes de mais facilmente tomar medidas de precaução, medindo a estipulação de condições e circunstâncias. Pode ser aplicada para fazer o monitoramento de um registo da actividade cardíaca, de sinais electrocardiograma, de sinais electromiograma, temperatura cutânea, resistência galvânica da pele, determinar a carga mecânica (tensão) a que implantes ortopédicos estão exposto, detecção de descolamento de uma prótese de anca, entre outros, controlando eventuais anomalias ou distúrbios no corpo humano.
Este meio de medição e comunicação sem fios de informações bastante usado em implantes biomédicos para o corpo humano é uma técnica de obtenção, processamento e transmissão de dados à distância onde a eficácia da solução de telemetria depende do tipo de informação enviada entre os dispositivos implantáveis.
Além de melhorar a qualidade de vida, o recurso a sistemas de telemetria conferem ao paciente serviços diferenciados, e reduzem custos de leitura e manutenção. A instalação de sistemas de telemetria deve considerar aspectos técnicos e económicos, incluindo os factores intangíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário