terça-feira, 1 de março de 2011

Implantes de retina



Uma outra aplicação de DBI com grande interesse na área da medicina consiste em permitir detectar o glaucoma através da monitorização da pressão intra-ocular. O glaucoma, uma doença degenerativa que provoca lesões irreversíveis e progressivas na retina com uma consequente redução do campo visual podendo levar à cegueira.
O implante desenvolvido utiliza um método minimamente invasivo, com base numa lente de contacto de sensores sem fio. Esta é uma lente de contacto (CLS) gelatinosa descartável de silicone com um sensor embutido, permitindo detectar e medir mudanças/deformações na curvatura da córnea induzidas pelas variações da pressão intra-ocular.
O sensor embutido é composto por dois sensores de tensão resistiva, medidores da sensibilidade e dois extensómetros: um activo que é colocado circunferencialmente para medir as mudanças na curvatura corneana e um passivo para a compensação térmica que é colocado radialmente onde nenhuma tensão é medida, Figura 19.Um microprocessador e uma antena também são incorporados na lente de contacto para a transmissão de dados sem fios, Figura 17. Para completar este sistema contém ainda um par de óculos (para medições durante a noite) e uma unidade portátil (leitor). A energia é enviada dos óculos para a lente de contacto (antena). O microprocessador incorporado envia um sinal de saída (  proporcional à tensão de lentes de contacto e pressão intra-ocular. Os dados são armazenados numa unidade portátil que é usada na cintura do paciente, posteriormente são enviados para um PC para serem visualizados.





Como o sistema é colocado da mesma forma que uma lente de contacto vulgar, torna-se seguro e confortável para ser usado pelo paciente. Além disso, permite medições contínuas da pressão intra-ocular, podendo ser realizadas até mesmo durante o sono e em diversas actividades sem a participação do paciente, abrindo desta forma novos métodos de diagnóstico e terapêuticos para controlar o glaucoma.
Seria uma conquista para todos, mas principalmente para aqueles que recuperariam a sua autonomia e independência livrando-se dos obstáculos impostos pela doença. 

Sem comentários:

Enviar um comentário